Avaliação – Boas Práticas
As alterações ao nível dos instrumentos de avaliação e as datas de entrega/realização inicialmente acordadas devem ser revistas envolvendo o coordenador de curso e os delegados, devendo ser posteriormente divulgadas junto dos estudantes na página da UC no Fénix.
Ajustar os instrumentos de avaliação, procurando evitar um exame final online que conte 100% para a nota final.
A avaliação deve contemplar um conjunto variado de instrumentos de avaliação contínua, tais como:
- Testes online;
- Trabalhos escritos (individual/grupo) tais como: casos de estudo, relatórios, projetos, com ou sem tempo limitado para a sua realização;
- Apresentações orais via ZOOM ou outra plataforma de videoconferência;
- Avaliação oral via ZOOM ou outra plataforma de videoconferência, com a presença de dois docentes.
Para a realização de provas (testes ou exames) online, apresentam-se de seguida um conjunto de recomendações pedagógicas gerais. Globalmente as ferramentas existentes para a realização de avaliações de tipo teste ou exame a distância reveste-se de contornos diferentes da avaliação presencial, pelo que é fortemente recomendado:
- Realizar provas com consulta, identificando os elementos de consulta atempadamente na página da UC no Fenix;
- Adequar as perguntas a esta dinâmica (aleatoriedade e tempo);
- Complementar os testes online com outros instrumentos com os quais o docente possa avaliar objetivos de aprendizagem que não conseguem ser avaliados com testes online, por exemplo projectos, exercícios, trabalhos de grupo, orais, etc.
As provas online podem ter uma estrutura diversa: provas com questões de resposta aberta e/ou provas de escolha fechada ou múltipla, são alguns exemplos.
Uma prova de escolha múltipla apresenta habitualmente um enunciado, que identifica um problema ou questão, que é seguido de um conjunto de opções ou alternativas de resposta, existindo apenas uma opção em que a resposta é a correta. Essas opções variam habitualmente entre 3 a 5.
Globalmente, uma prova de escolha múltipla deve:
- Ser abrangente e versátil, ligada aos objetivos de aprendizagem;
- Procurar testar quais as melhores perguntas fazendo um teste diagnóstico prévio à avaliação para aferir o grau de dificuldade das questões. Recomenda-se que um docente (sem conhecimento prévio do enunciado) resolva o teste num terço do tempo disponibilizado aos alunos;
- Conter 70-80 % de questões com dificuldade moderada, 10-15 % de questões fáceis e 10-15 % de questões difíceis.
Caso o docente verifique existência de fraude numa prova, deverá seguir o procedimento das provas presenciais, anular a prova ao(s) aluno(s) e reportar ao CP (cp@tecnico.ulisboa.pt) juntamente com a prova de fraude.
Apresentam-se de seguida um conjunto de recomendações úteis para o planeamento e a elaboração de perguntas de provas online. Deverá adicionalmente consultar a secção Código de Honra.