Saltar para o conteúdo

Perguntas Frequentes – Alunos

FAQ 1 – É necessário fazer uma simulação da prova?

SIM. É fundamental que o aluno se familiarize com a plataforma onde vai ser avaliado, nomeadamente, como responder às questões, à forma de submissão, etc., ver secção Planeamento da Avaliação e as páginas das plataformas disponíveis (por exemplo, ExonlineXFichas de TrabalhoQUIZZESGoogle ClassroomSocrative).

FAQ 2 – O que fazer caso não consiga submeter a prova ou partes da prova?

É essencial ter uma prova de falha do sistema (plataforma, internet, etc), como por exemplo uma fotografia demonstrando o problema que estão a sofrer e enviar por e-mail ou sob meio de qualquer outra via de comunicação estabelecida pelo docente, durante o tempo da prova. Ver Planeamento de avaliação e Código de Honra.

FAQ 3 – Como se fazem as revisões de prova?

A revisão de prova deve ser feita numa sessão de Zoom, utilizando a funcionalidade de sala de espera (Waiting Room) para os estudantes que não estão a rever a sua prova no momento. Ver recomendações na seção Revisão de provas.

FAQ 4 – Como ativar a minha conta Google?

As instruções para ativar a sua conta Google estão disponíveis em site da DSI.

FAQ 5 – Como faço para contactar o docente durante a prova?

O docente deverá disponibilizar informação sobre como o contactar durante a prova. Preferencialmente via Zoom de forma a estar disponível se necessário. O contacto com o docente deverá ser sempre em privado (por chat) para não incomodar os restantes alunos que estão a realizar a prova.

FAQ 6 – Como salvaguardar problemas internos do servidor de forma a que não prejudiquem a duração do meu exame?

Caso a plataforma tenha algum problema informático, é necessário contactar o docente o mais breve possível (email ou  sob meio de qualquer outra via de comunicação estabelecida pelo docente), para permitir que o docente possa ajustar o tempo ou os moldes da prova. Ver Planeamento de avaliação e Código de Honra.

FAQ 7 – Tenho a internet instável em casa, não tenho webcam, ou computador, não posso realizar a prova?

A maioria das plataformas está preparada para ser utilizada em vários browsers, ou em diferentes dispositivos (Smartphones, Tablet, etc) como tal, é possível utilizar dados móveis. Se o problema for com o Wi-fi em específico, há sempre a possibilidade de utilizar um cabo de rede.

Na seção Ferramentas úteis está disponível a ferramenta Iriun que permite utilizar a câmara do telemóvel como webcam do computador.

Caso um aluno não disponha de condições para realizar a avaliação de acordo com os requisitos da UC, poderá solicitar excecionalmente a realização da prova nas instalações do Técnico (disponibilização de espaço e de banda larga), garantindo-se as devidas condições de segurança recomendadas pela DGS.  Os serviços do Técnico procurarão responder com a maior brevidade possível de modo a confirmar a possibilidade de satisfazer o pedido.
Para este efeito, o aluno deverá enviar um email com um mínimo de 7 dias de antecedência relativamente à data da prova, preencher o formulário e enviar para cp.exames@tecnico.ulisboa.pt.

No caso de não ser possível assegurar a realização da prova nas instalações do Técnico (em particular, por não ser possível assegurar os requisitos da UC) o aluno deverá contactar o docente, que deverá assegurar a realização da avaliação através de um método alternativo de avaliação (por exemplo, uma avaliação oral).

FAQ 8 – Como proceder caso tenha falhas de ligação no Zoom durante a prova ou partes da prova?

É essencial ter uma prova de falha da ligação, como por exemplo uma fotografia demonstrando o problema que estão a sofrer e enviar por e-mail ou sob meio de qualquer outra via de comunicação estabelecida pelo docente, durante o tempo da prova. Ver Planeamento de avaliação e Código de Honra.

FAQ 9 – A minha prova pode ser gravada no Zoom sem a minha autorização?

A gravação da prova (escrita ou oral) dos alunos não pode ser realizada, de acordo com o documento Orientações sobre avaliação à distância nos estabelecimentos de ensino superior da Comissão Nacional de Protecção de Dados que indica no ponto 2: “… tem-se por desnecessária, ou pelo menos excessiva, a gravação de imagens e de som durante a prova (oral e, obviamente, escrita), cabendo ao responsável pelo tratamento adotar as medidas adequadas para impedir a gravação; tal justifica-se para prevenir a reutilização indevida das gravações.”, entende-se que o responsável pelo tratamento a adotar é o responsável da UC.

FAQ 10 – Como posso digitalizar a prova?

Na seção Ferramentas úteis estão disponíveis várias ferramentas para o efeito.

close navigation
close Search