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Outras Ferramentas

CamScan

Esta ferramenta pode ser sugerida para fotografar os exames. Inclui algumas opções para corrigir pequenos erros na aquisição de imagem.

Disponível para Android e IOS

 

Moodle

O Moodle é um Learning Management System (LMS) bastante conhecido e usado em diversos contextos por milhares de utilizadores. Permite toda a gestão de uma UC, disponibilização de conteúdos, etc. É a plataforma usada, por exemplo, no Técnico+. 

Características (referentes à avaliação)

  • Quizzes (“mini-testes”): talvez a mais relevante neste contexto. Estes quizzes são muito versáteis. Admitem vários tipos de perguntas, desde as simples de escolha múltipla a coisas mais complexas como fill-in-the-blanks, perguntas de cálculo numérico, correspondências, etc. culminando em perguntas de resposta textual livre. As respostas dos estudantes são auto corrigidas, nos casos em que isso faz sentido, com alguma flexibilidade. Por exemplo, nas questões de resposta numérica, é possível indicar uma margem de erro (para ter em conta arredondamentos, por exemplo), são tidas em conta respostas em várias unidades, etc. No extremo, podem ser corrigidas à mão, e mesmo perguntas auto corrigidas podem sempre ser sujeitas a um override por parte do professor. Os quizzes podem ou não estar paginados, as perguntas ter as suas opções (quando as têm) aleatoriamente baralhadas, e podem ser apresentadas perguntas diferentes, escolhidas de uma pool, a estudantes diferentes. Tudo isto torna impossível a fraude por mera partilha da chave de solução.
  • Assignments: Estes são trabalhos com entrega. No fundo, o equivalente à submissão de um projeto no Fénix. Têm alguma versatilidade. Por exemplo, o assignment pode ser completado mediante a escrita de um texto diretamente no moodle, ou o upload de um zip, pdf, etc.
  • Fórums de discussão: estes têm o formato esperado (posts e replies a esses posts). Dito isto, cada post pode ser rated pelos professores (por apenas um, por vários, pode contar o maior rating, a média destes, etc.). Útil para lançar tópicos de discussão e depois avaliar a participação/contribuição dos estudantes na mesma.
  • Permite exportar os resultados, mas também gere ele próprio uma pauta. Possui inúmeras outras funcionalidades que poderão ser úteis, dependendo do contexto. 
  • Tudo pode apenas ser feito mediante autenticação (dá para usar a do Fénix) e apenas pelos estudantes com acesso à UC. 
  • Dá para estabelecer prazos para tudo, bem como a data/hora em que as coisas estão disponíveis. Permite entregas com atraso, marcando-as como tal (se o professor assim quiser).

Experiência de Utilização

Usado em várias instâncias no campus. Para ensino, pelo menos duas: o Técnico+ (https://e.tecnicomais.pt/) e para a disciplina de Produção de Conteúdos Multimédia. Imenso suporte online, comunidade vastíssima.

Como fazer

O site é Moodle. Será, no entanto, sempre necessário fazer uma instalação local da plataforma (ex: uma para o IST, à semelhança do que este já fez para o Técnico+).

Para criar um Quiz, primeiro é preciso criar perguntas. A primeira coisa a fazer é criar Categorias de perguntas semelhantes, tipicamente por tema. Se a ideia é, na prova, que sejam escolhidas perguntas aleatórias, mas com alguma equidade entre os estudantes, a categorização poderá/deverá ser para agrupar perguntas “equivalentes”, em matéria e complexidade.

No menu de configuração da UC (cogwheel no canto superior direito), escolher “Mais…” e, aí, “Categorias”. Isso vai permitir adicionar categorias à vontade. Estas estão organizadas hierarquicamente, e podemos, portanto, ter sub-categorias.

Uma vez criada uma categoria, na tab “Perguntas”, no topo, passamos para a edição/gestão de perguntas.propriamente ditas. Primeiro passo: escolher na combo box no topo (“Selecione uma categoria”) a categoria em que queremos criar perguntas. Assim, todas as perguntas criadas sê-lo-ão dentro dessa categoria. Se criarmos na categoria errada também não há problema: podemos seleccionar a checkbox à esquerda da pergunta, e escolher “Mover Para”, por baixo da lista de perguntas.

Para criar uma pergunta carrega-se no botão “Criar Pergunta”. O Moodle pede-nos para escolher o tipo de pergunta. Há cerca de 15 tipos diferentes, da escolha múltipla à resposta livre. Cada tipo de pergunta terá um form de edição diferente de acordo com o que for mais adequado. Aí, dá para inserir imagens, etc (rich text editor).

Não é necessário criar todas as questões numa mesma sessão. Pode sempre voltar-se e criar/editar categorias e questões.

Para criar o Quiz, na página principal da disciplina, deve activar-se o “Modo de Edição” e depois Adicionar Actividade, escolhendo Quiz. Uma vez introduzidas as configurações básicas, podemos adicionar as questões. Para isso, escolhemos “Editar Teste” e iremos para a página de edição do mesmo. Aí podemos acrescentar perguntas (“Adicionar”, à direita). Para adicionar só uma pergunta, escolher “da base de dados de perguntas”. Para escolher uma aleatória de uma pool, escolher “uma pergunta aleatória”.Fazendo isso, ele pergunta de que categoria queremos e quantas perguntas dessa categoria queremos adicionar. O Moodle garante que os estudantes não recebem perguntas repetidas.

Microsoft Teams

O Microsoft teams agrega numa única interface (Aplicação) vários serviços já existentes na cloud da microsoft:

  • Calendário
  • Skype
  • Whiteboard
  • Forms
  • OneDrive

Na questão da avaliação online o Microsoft team integra os Forms com um fluxo de calendarização, avaliação e afixação de resultados.

Características

  • Permite que os estudantes acedam após se terem autenticado no Fenix 
  • É possível criar teams correspondentes às UCs:
    • O número de estudantes que podem ser inseridos automaticamente está limitado a 100
    • O acesso ao temas obriga a um processo de inscrição (teams + office) e autorizações que pode não ser imediato

Limitaçoes:

    • Cada team tem um link que pode ser usado pelos estudantes para  entrarem na team. Este processo obriga a uma confirmação pelo professor.

O sistema de avaliação compreende dois tipos:

    • Assignments
    • Quizzes

Como fazer

Acesso a partir do IST

Instruções para os estudantes:

Exemplos 

SpeedExam

O SpeedExam é uma plataforma online de avaliação que permite a criação de testes/exames. A versão free permite 50 exames mensais, e existem duas versões pagas: professional que permite até 500 exames mensais e ultimate em que o número de exames é ilimitado. As duas versões pagas permitem um número ilimitado de contas de professores.

Características

  • Permite aleatoriedade da ordem das perguntas e respostas possíveis.
  • Permite a criação de banco de perguntas.
  • Permite vários tipos de respostas: escolha múltipla, resposta múltipla (checkboxes), entrada numérica, resposta livre, expressão matemática.
  • Permite a importação de perguntas a partir de excel (aumenta a variabilidade em perguntas com dados).
  • Permite a introdução expressões matemáticas, quer nas perguntas como nas respostas dos estudantes.
  • Permite a categorização de perguntas (pool de perguntas por tema).
  • Permite a inserção de imagens nas perguntas e nas opções de resposta.
  • Permite definir o tempo do exame.
  • Permite a inclusão do logo da instituição, e nas versões pagas remove qualquer watermark da speedexam.
  • Permite a correcção automática.
  • Permite envio de convite por email ou link.
  • Permite definir tempo do teste/exame.
  • Permite o envio dos resultados por email para os professores.
  • Interface para utilização em tablets e smartphones.
  • Proctoring: grava o exame em vídeo a partir da camâra do computador do estudante; informação se o estudante fez copy-paste ou PrtScn; números de sign in do estudante.

Experiência de Utilização

  • Versão free não permite testar o proctoring.
  • Interface graficamente apelativa e intuitiva, com uma diversidade interessante de ferramentas.

Esta ferramenta apresenta a desvantagem de não funcionar nos servidores do IST, não ser possível autenticação via Técnico ID, e ser paga (apesar dos valores serem baixos).

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