Saltar para o conteúdo

Elaboração

As perguntas devem estar pensadas não só para os estudantes recordarem conhecimento, mas também para aplicar ou relacionar conhecimento.

As perguntas devem ter diferentes níveis de complexidade e devem estar equilibradas desse ponto de vista. Recomenda-se conter 70-80 % de questões com dificuldade moderada, 10-15 % de questões fáceis e 10-15 % de questões difíceis.

Em contexto de escolha múltipla, o tempo ideal para responder a uma pergunta dependerá, claro, da natureza da pergunta e da necessidade de desenvolvimento/raciocínio mais elaborado.

A natureza das perguntas deve ser considerada cuidadosamente. Deve-se considerar a necessidade de algum raciocínio crítico para chegar à resposta correta por parte dos estudantes. Dependendo das funcionalidades  disponíveis na plataforma usada, o foco deve estar no raciocínio e na compreensão.

Recomendações para a elaboração das perguntas:

  • Os enunciados devem ter instruções claras;
  • A ideia principal deve estar no enunciado evitando que a mesma esteja contida nas opções de resposta;
  • Evite enunciados muito longos;
  • Use a linguagem que foi usada ao longo das aulas ou nos materiais disponibilizados;
  • Sugere-se que o enunciado seja redigido em forma de questão;
  • Evite redigir enunciados pela negativa, mas se usar garanta que a palavra “Não” se encontra sublinhada (ex., “Qual das alíneas não está correta?”);
  • O enunciado deve permitir que o estudante recorde qual a matéria a considerar na resposta;
  • O enunciado pode remeter para a justificação de métodos e procedimentos;
  • O enunciado deve remeter para a pergunta “qual a opção mais correta?” e não apenas “qual a opção correta?” – assim os estudantes percebem que há opções que têm algo de válido, mas que não é a opção mais correta;
  • Sugere-se aleatorização das questões para que a cada estudante as perguntas surjam numa ordem diferente ou ter um banco de perguntas.

Recomendações para a elaboração das respostas:

  • As opções de resposta devem ser globalmente plausíveis evitando as que são obviamente erradas;
  • Evite opções de resposta como “todas estão corretas” ou “nenhuma das outras opções está correta” porque gera confusão desnecessária e o estudante apenas terá de perceber que a maioria das opções são corretas/erradas;
  • Recorra a erros típicos dos estudantes para redigir as opções que não são corretas ou a respostas de perguntas abertas dadas pelos estudantes em instrumentos de avaliação de anos anteriores;
  • Evite opções de resposta muito longas;
  • Evite opções de resposta com expressões muito específicas que podem ser facilmente encontradas no livro ou slides da UC por uma pesquisa simples;
  • No caso de perguntas de escolha múltipla também a ordem das respostas dentro de cada pergunta deve ser aleatória.
close navigation
close Search