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Condições especiais

As seguintes condições especiais para o ensino à distância são relevantes:

  • Os sistemas de informação baseados na tecnologia, designadamente serviços de atendimento e aprendizagem virtuais, devem assegurar acessibilidade aos ENEE;
  • Não sendo possível assegurar as condições de acessibilidade referidas no número anterior, podem ser criadas medidas de caráter excecional que assegurem aos ENEE o acesso aos conteúdos e serviços, exemplos;
  • Podem ser introduzidas alterações pontuais aos conteúdos das unidades curriculares e/ou às atividades nelas incluídas, no caso de as características do ENEE claramente o recomendarem, exemplos;
  • O Responsável pela unidade curricular deve ponderar e decidir sobre os pontos suscetíveis de alteração, assim como sobre as medidas de compensação, caso haja lugar a aplicar ao ENEE;
  • É importante considerar e validar o formato de todos os materiais lecionados em sala de aula, bem como das condições de avaliação necessárias para os ENEE, ver exemplos em Decreto-lei nº 3/2008Despacho n.º 7856/2019Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa;
  • Se um estudante possuir outras necessidades que não constem do guia informativo, será necessário comunicar de imediato com o estudante e com os outros intervenientes no processo já mencionados (AG, NAPENAPE-TP, NDA) para discutir as opções existentes. Para uma lista completa dos apoios disponíveis no IST para ENEE, consultarRede NEE ou GTAEDES.
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