Condições especiais
As seguintes condições especiais para o ensino à distância são relevantes:
- Os sistemas de informação baseados na tecnologia, designadamente serviços de atendimento e aprendizagem virtuais, devem assegurar acessibilidade aos ENEE;
- Não sendo possível assegurar as condições de acessibilidade referidas no número anterior, podem ser criadas medidas de caráter excecional que assegurem aos ENEE o acesso aos conteúdos e serviços, exemplos;
- Podem ser introduzidas alterações pontuais aos conteúdos das unidades curriculares e/ou às atividades nelas incluídas, no caso de as características do ENEE claramente o recomendarem, exemplos;
- O Responsável pela unidade curricular deve ponderar e decidir sobre os pontos suscetíveis de alteração, assim como sobre as medidas de compensação, caso haja lugar a aplicar ao ENEE;
- É importante considerar e validar o formato de todos os materiais lecionados em sala de aula, bem como das condições de avaliação necessárias para os ENEE, ver exemplos em Decreto-lei nº 3/2008, Despacho n.º 7856/2019 e Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa;
- Se um estudante possuir outras necessidades que não constem do guia informativo, será necessário comunicar de imediato com o estudante e com os outros intervenientes no processo já mencionados (AG, NAPE, NAPE-TP, NDA) para discutir as opções existentes. Para uma lista completa dos apoios disponíveis no IST para ENEE, consultarRede NEE ou GTAEDES.