Elaboração
As perguntas devem estar pensadas não só para os estudantes recordarem conhecimento, mas também para aplicar ou relacionar conhecimento.
As perguntas devem ter diferentes níveis de complexidade e devem estar equilibradas desse ponto de vista. Recomenda-se conter 70-80 % de questões com dificuldade moderada, 10-15 % de questões fáceis e 10-15 % de questões difíceis.
Em contexto de escolha múltipla, o tempo ideal para responder a uma pergunta dependerá, claro, da natureza da pergunta e da necessidade de desenvolvimento/raciocínio mais elaborado.
A natureza das perguntas deve ser considerada cuidadosamente. Deve-se considerar a necessidade de algum raciocínio crítico para chegar à resposta correta por parte dos estudantes. Dependendo das funcionalidades disponíveis na plataforma usada, o foco deve estar no raciocínio e na compreensão.
Recomendações para a elaboração das perguntas:
- Os enunciados devem ter instruções claras;
- A ideia principal deve estar no enunciado evitando que a mesma esteja contida nas opções de resposta;
- Evite enunciados muito longos;
- Use a linguagem que foi usada ao longo das aulas ou nos materiais disponibilizados;
- Sugere-se que o enunciado seja redigido em forma de questão;
- Evite redigir enunciados pela negativa, mas se usar garanta que a palavra “Não” se encontra sublinhada (ex., “Qual das alíneas não está correta?”);
- O enunciado deve permitir que o estudante recorde qual a matéria a considerar na resposta;
- O enunciado pode remeter para a justificação de métodos e procedimentos;
- O enunciado deve remeter para a pergunta “qual a opção mais correta?” e não apenas “qual a opção correta?” – assim os estudantes percebem que há opções que têm algo de válido, mas que não é a opção mais correta;
- Sugere-se aleatorização das questões para que a cada estudante as perguntas surjam numa ordem diferente ou ter um banco de perguntas.
Recomendações para a elaboração das respostas:
- As opções de resposta devem ser globalmente plausíveis evitando as que são obviamente erradas;
- Evite opções de resposta como “todas estão corretas” ou “nenhuma das outras opções está correta” porque gera confusão desnecessária e o estudante apenas terá de perceber que a maioria das opções são corretas/erradas;
- Recorra a erros típicos dos estudantes para redigir as opções que não são corretas ou a respostas de perguntas abertas dadas pelos estudantes em instrumentos de avaliação de anos anteriores;
- Evite opções de resposta muito longas;
- Evite opções de resposta com expressões muito específicas que podem ser facilmente encontradas no livro ou slides da UC por uma pesquisa simples;
- No caso de perguntas de escolha múltipla também a ordem das respostas dentro de cada pergunta deve ser aleatória.