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Google Classroom

Características

  • Permite que só os estudantes do IST registados no curso respondam (classrooms da conta GSuite do IST) e com acesso ao código do curso indicado.
  • Permite definir periodos fixos de avaliação (ao minuto)
    • Não se podem evitar automaticamente entregas atrasadas, mas é possível verificar a data e hora de entrega e não contabilizar
    • Para evitar entregas atrasadas, se forem usados os formulários, estes podem ser trancados para não aceitarem mais respostas depois de expirado de tempo. 
  • Gera folha de cálculo com respostas e avaliação. As avaliações sucessivas podem ser integradas no quadro geral de avaliação dos estudantes dentro do google classroom.
  • Permite diferentes tipos de perguntas, desde os níveis mais básicos de escolha múltipla e introdução de valores
  • Suporta inclusão de enunciados e respostas em PDF e associa uma área no G Suite para cada aula (fica associada às contas IST). Cada trabalho e respostas (ou ficheiros de resposta) ficam guardados uma pasta separada dentro do google drive.
  • Pode ser usado com o google forms facilmente para criar questionários e importar as classificações. Os formulários não impedem que o estudante possa avançar e regredir na sequência de perguntas, o que permite ao estudante ver rapidamente todas as perguntas que vai ter que responder (desvantagem em relação ao Socrative).
  • Permite comunicar em privado com cada estudante e permite apresentação privada do resultado de avaliação.
  • Tem um fórum público para comunicação entre estudantes e docentes que permite tirar dúvidas mais gerais.
  • Tem o problema de não importar o número de estudante, embora importe o endereço de mail e o nome, o que torna a inclusão de resultados na pauta global algo menos simples. No entanto, se for usado um formulário, o número de estudante pode ser uma pergunta obrigatória para o estudante responder, o que facilita muito o trabalho da atribuição das avaliações.
  • As correcções de ficheiros PDF, ficheiros de texto, apresentações e folhas de cálculo, podem ser feitas na própria plataforma e ficam disponíveis para cada estudante consultar. Pode facilitar a revisão de provas.
  • Tem o problema usar os formulários do google que não permite a criação de “pools” de perguntas, para gerar questionários completamente aleatórios. No entanto, para turmas não muito grandes (<70 estudantes), pode contornar-se essa limitação criando várias versões de formulários com diferentes perguntas e agendar para serem atribuídos a conjuntos de diferentes estudantes ao mesmo tempo, na hora do teste. Será o equivalente a criar uma versão A, B, C, etc, de um teste escrito.

Experiência de utilização

  • Foi utilizado em 2019/2020 em Compiladores (180 estudantes), para substituir os exercícios do final de cada aula laboratorial (Compiladores, LEIC-A).
  • Está a ser usado em Serviços de Energia (30 a 40 estudantes) desde 2018/2019 para entrega de trabalhos de programação.
  • Está a ser usado em Síntese e Integração de Processos (80 estudantes) para agendar a entrega de formulários e mini-projectos.

Utilização exclusiva do Google Forms:

    • Avaliação de trabalhos laboratoriais desde 2015/2016 em Gestão de Energia (250 estudantes), com respostas de entradas numéricas, texto e submissão de ficheiros
    • Avaliação contínua em Síntese e Integração de processos (Eng. Química)  com 80 estudantes, com escolha múltipla e entradas numéricas.

Exemplos

Exemplo de Quiz com resultado da correção automática.

Como fazer

Docente

Alunos

Alunos com Necessidades Educativas Especiais:

Procedimento: quando o docente atribui uma avaliação a um aluno com necessidades especiais, pode criar um trabalho que será atribuído só a esse aluno, com um tempo maior para a sua entrega. O enunciado até pode ser igual ao que se entregou aos restantes alunos. Assim fica-se com um controlo independente para esse aluno quanto ao tempo atribuído.

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