Código de Honra
As avaliações online são uma ferramenta eficaz para avaliar os conhecimentos dos alunos, mas também apresentam alguns desafios para garantir a equidade de quem as realiza.
Compromisso de honra
Independentemente do conteúdo, a solução para fazer os estudantes terem integridade é esclarecer as regras e procedimentos; não deixe margem para dúvidas sobre o que é permitido e o que não é.
As regras e procedimentos para a realização da prova online deverão estar bem definidos e publicados na página da UC no Fénix (num mínimo de 10 dias antes da realização da prova). Deve-se incluir a plataforma a utilizar, os recursos necessários, nomeadamente máquina de calcular, webcam, microfone, material de consulta, etc.
Recomenda-se iniciar a prova online com um compromisso de honra, por exemplo:
“Ao submeter esta avaliação online, declaro por minha honra que irei resolver a prova recorrendo apenas aos elementos de consulta autorizados, de forma autónoma e sem trocar qualquer informação por qualquer meio, com qualquer pessoa ou repositório de informação, físico ou virtual.”
Identificação
Em respostas a questões ou provas em que seja necessário fazer upload de ficheiros, os alunos devem juntar sempre o seu cartão de aluno/número ou outra identificação com fotografia à digitalização. Alternativamente os alunos podem realizar a assinatura eletrónica qualificada através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital.
Irregularidades
Se houver uma dúvida legítima da parte do docente da UC de que poderá ter ocorrido alguma irregularidade nas avaliações, poderá o docente, excepcionalmente, solicitar aos alunos envolvidos a realização de uma prova oral (com dois docentes). Caso o docente verifique existência de fraude, deverá seguir o procedimento das provas presenciais, anular a prova ao aluno (s) e reportar ao CP (cp@tecnico.ulisboa.pt) juntamente com a prova de fraude.
Em qualquer situação de fraude aplica-se o Código de Conduta e Boas Práticas ULisboa
eDisciplinar dos Estudantes ULisboa.