Ferramentas
Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas pelos docentes do IST para realizar avaliações online.
As ferramentas são descritas com base nas funcionalidades existentes para o desenvolvimento de diferentes tipos de questões, da facilidade de utilização, na experiência de utilização já existente no IST e ainda no nível de integração e/ou interacção com o sistema de gestão de ensino do IST (Fenix).
Dessas ferramentas, quatro destinam-se exclusivamente à elaboração de elementos de avaliação (trabalhos, testes, exames), nomeadamente a ExonlineX@MOOC Tecnico, os QUIZZES Tecnico, as Fichas de Trabalho @Fenix, e o Socrative. A plataforma Google Classroom é um sistema de gestão de conteúdos de ensino, ou seja, permite também disponibilizar conteúdos de forma complementar ao Fenix para além da elaboração dos elementos de avaliação.
A tabela seguinte apresenta as principais características de cada uma das plataformas, para apoio na escolha da plataforma mais adequada a cada necessidade ver secção Como Escolher.
Plataforma | ExonlineX @MOOC | Google Classroom | Fichas de Trabalho | QUIZZES Tecnico | Socrative |
Atribuição da prova aos estudantes | upload da identificação dos estudantes | turma definida na plataforma | turma definida na plataforma | todos os alunos inscritos na UC (Fénix) através de um QRCode | turma definida na plataforma (versão Pro), upload do email dos estudantes |
Autenticação via Técnico ID | sim | sim | sim | sim | Não |
Acesso à prova | browser | browser | browser | browser | browser |
Informação no enunciado | imagens, fórmulas, videos, aplicações web | imagens | imagens | imagens | imagens |
Produção de provas diferentes por estudante | banco de perguntas,aleatoriedade da ordem das perguntas, na ordem das respostas e de parâmetros numéricos | aleatoriedade na ordem das perguntas,
atribuir versões diferentes a grupos de estudantes diferentes |
banco de perguntas,
aleatoriedade dos parâmetros nas perguntas, distribuição por turnos |
banco de perguntas,
aleatoriedade da ordem das perguntas e na ordem das respostas |
aleatoriedade da ordem das perguntas e na ordem das respostas, cada pergunta exige uma resposta, possibilidade de quiz com retorno e sem retorno |
Plataforma do servidor | IST | Cloud | IST | IST | Cloud |
Correcção automática | opcional | opcional | opcional (não aconselhável) | opcional | opcional |
Calendarização | Agendamento de data/hora de início e fim | Agendamento de data/hora de início e fim | Agendamento de data/hora de início e fim | Agendamento de data/hora de início e fim | não, o lançamento do quiz é síncrono com a sua realização |
Análise das respostas | Exportação de classificação final e resultados por pergunta para folha de cálculo | Exportação de classificação final e resultados por pergunta para folha de cálculo | Exportação de classificação final e resultados por pergunta para folha de cálculo | Exportação de classificação final e resultados por pergunta para folha de cálculo | Exportação de classificação final e resultados por pergunta para folha de cálculo |
Revisão de prova | Disponível na plataforma as respostas dadas | Disponível na drive as alterações | Disponível na plataforma as respostas dadas | Offline, pode ser apresentado um pdf com as respostas | |
Tipo de Respostas* | EM, RM, EN, RL, EMat, SF | EM, EN, RL, SF | EM, RM, EN | EM | EM, RM, EN, RL |
*EM – escolha múltipla / RM – resposta múltipla (checkboxes)/ EN – entrada numérica / RL – Resposta Livre / EMat – Expressão Matemática / SF – Submissão de ficheiros
A figura seguinte ilustra de forma figurativa a potencialidade de cada ferramenta em termos de tipos de respostas e o número de estudantes que podem ser avaliados em simultâneo.
Outras ferramentas são: Zoom, Moodle, Microsoft Teams e SpeedExam.