Gravação de Aulas
Existem várias opções para gravar a sua aula ou apresentação. Uma aula gravada ou uma apresentação de slides pode ser partilhada com seus estudantes, por exemplo, colocando no Google Drive ou no OneDrive dando apenas acesso de visualização. Posteriormente, disponibilize o link do Google Drive ou do OneDrive num anúncio na página da UC do Fénix.
- Zoom: pode usar o Zoom como uma ferramenta de gravação para gravar uma aula (opção gravar no computador) permitindo aos estudantes que possam assitir mais tarde. Consulte o site Aulas por Videoconferência para mais informação, e no final desta página sobre como disponibilizar as gravações aos seus alunos.
- PowerPoint (apresentação narrada): Abra a apresentação no PowerPoint e ative o Slideshow. Clique no botão Gravar para entrar no modo de apresentação de slides, e começará automaticamente a gravação. Quando terminar, clique no botão Finalizar. Para exportar a sua gravação como um ficheiro de video, selecione File> Export e selecione Create a video. Verifique se seleccionou “Use Recorded Timings and Narrations”. E grave o ficheiro no formato .mp4.
- Keynote (apresentação narrada): No menu Play do Keynote, selecione Record Slideshow. Entrará no modo de apresentação de slides com o menu de gravação visível. Antes de iniciar a gravação verifique se o microfone está a funcionar. Use o botão de Gravar para iniciar e encerrar sua sessão de gravação. Para exportar a sua gravação seleccionar tipo video, selecione File> Export > Video.
- As gravações das aulas, embora seja possível, depois da gravação carregar os vídeos no Sistema Fénix, desaconselha-se fortemente esta opção, dado que não só sobrecarrega o sistema Fénix, que não foi otimizado para este tipo de utilização, como obriga os alunos a um processo moroso de download do ficheiro para visualização posterior. Sugere-se, em alternativa, uma das três opções seguintes:
- Armazenamento do vídeo na plataforma educast da FCCN
A plataforma Educast é um serviço de gestão e distribuição de conteúdos de vídeo. A plataforma permite, para além do upload para o servidor central, a edição do vídeo e a sua posterior publicação, garantindo que os vídeos ficam disponíveis em 3 tipos de formatos: streaming, desktop e mobile. Os conteúdos produzidos ficam acessíveis ao público ou a toda a Universidade, consoante a opção. Existem também utilitários específicos para a gravação prévia (off-line) de aulas/sessões. Depois de fazer login na plataforma Educast, existem vários tutoriais com explicações detalhadas sobre a sua utilização (criação de um canal, definição de conteúdos, edição, etc).
Poderá depois fazer o upload para a plataforma Educast, usando as instruções disponíveis na página da Educast.
Depois do vídeo publicado na plataforma educast, poderá obter um link pela opção de partilha/sharing, e publicar este link na página do Fénix.
- Armazenamento e divulgação do vídeo na plataforma OneDrive da Microsoft
No agendamento da sessão, selecionar a opção de gravação do vídeo no computador local. Após este processo, poderá ser feito o upload do vídeo para o sistema de armazenamento OneDrive da Microsoft (http://onedrive.live.com), através da sua conta do Técnico, a qual tem espaço virtualmente ilimitado. Depois do vídeo estar no OneDrive, pode obter um link de acesso selecionando o ficheiro com o botão do lado direito do rato (deverá selecionar que todos os detentores do link podem ver). Este link poderá ser depois publicado na página da cadeira no Fénix.
Para usar a conta institucional do OneDrive, é necessário ter acesso ao sistema OneDrive e Office365 subscrito pelo IST. Mais informações sobre este processo em https://si.tecnico.ulisboa.pt/software/microsoft-office-365/.
- Armazenamento e divulgação do vídeo na plataforma Google Drive.
No agendamento da sessão, selecionar a opção de gravação do vídeo no computador local. Após este processo, poderá ser feito o upload do vídeo para o sistema de armazenamento Google Drive (drive.google.com), através da sua conta do Técnico, a qual tem espaço virtualmente ilimitado. Depois do vídeo estar no Google Drive, pode obter um link de acesso selecionando o ficheiro com o botão do lado direito do rato (deverá selecionar que todos os detentores do link podem ver). Este link poderá ser depois publicado na página da cadeira no Fénix.
Sublinha-se que, caso tenha uma conta gmail particular, é possível que ao selecionar drive.google.com obtenha acesso à sua conta pessoal, a qual tem espaço de armazenamento muito limitado. Ao aceder pela conta do Técnico, verá o logotipo do Técnico no canto superior direito. Caso tenha ambas as contas ativas, poderá alternar entre as duas contas usando o ícone com a sua inicial no canto superior direito. Para ativar a conta institucional do Google Drive, é necessário ativar a conta G-suite institucional do Técnico. Mais informações sobre a ativação do G-suite em https://si.tecnico.ulisboa.pt/servicos/servicos-externos/google-suite-for-education/