Como Escolher
No modelo de ensino/avaliação presencial as provas escritas seguem uma implementação relativamente simples, com poucas variações:
- Um único enunciado igual para todos os alunos;
- Número limitado (por exemplo 4) enunciados diferentes, distribuídos de forma a evitar a cópia entre alunos próximos;
- Exames com respostas abertas (resultados numéricos, texto livre, esquemas);
- Exames com questões de escolha múltipla.
O modo de implementar estes tipos de provas escritas já se encontra bem enraizado na prática dos diversos docentes, sabendo a comunidade quando e como aplicar cada um dos tipos de provas.
Quando se muda o modo de avaliação de presencial para remoto, independentemente da preocupação de evitar as cópias (tratado na secção Código de Honra), há uma questão fundamental que se prende com a adaptação dos modelos das provas escritas clássicas aos novos meios de distribuição dos enunciados e recolhas das resoluções.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de suporte à realização de provas escritas implementam novas funcionalidades (impensáveis de aplicar em provas escritas presenciais baseados em papel) mas também têm limitações, que afectam os modo de redação, de disponibilização das provas e de recolha das resoluções.
Acrescentando a estas características, o ambiente de execução das provas escritas (computadores próprios dos estudantes) poderá obrigar à implementação de medidas de controle ou redução da possibilidade de cópia.
Em seguida alguns modelos de provas escritas possíveis de ser usados num ambiente remoto serão apresentados e de que forma esses modelos poderão ser facilmente implementados (do lado do docente e dos estudantes) em algumas das plataformas disponíveis.
Os modelos de provas podem ser divididos em dois grandes grupos, um baseado no conceito na resposta sequencial a questões num formulário (semelhantes ao google forms) e outro baseado no carregamento de um ficheiro com a resolução do exame.
Os sistemas que permitem a realização de provas em que os alunos respondem sequencialmente a questões (baseadas em formulários), fornecem um conjunto padrão de questões/respostas e podem integrar mecanismos de calendarização e correção das provas.
O sistemas estudados são:
- ExonlineX
- Quizzes Técnico
- Fichas de Trabalho @Fenix
- Google Classroom Quizzes, usa os formulários da Google e integra-os com o Classroom (calendarização e grupos de utilizadores)
- Socrative
Tipologia de Prova | ExonlineX | Quizzes Técnico | Fichas de trabalho Fenix | Google Classroom Quizzes / Assignments | Projectos
Fenix |
Socrative |
Escolha múltipla | Sim | Sim | Sim | Sim / Sim | Sim | Sim |
Escolha múltipla cujas respostas têm fórmulas /expressões matemáticas | Sim | Não | Importação de exercícios .xml | Sim / Sim | Sim | Não |
Escolha múltipla cujas respostas têm diagramas, fórmulas químicas, gráficos ou imagens | Sim | Sim | Importação de exercícios .xml | Sim / Sim | Sim | Não |
Resposta aberta numérica | Sim | Não | Sim | Sim / Sim | Sim | Sim |
Respostas aberta textual | Sim | Não | Sim | Sim / Sim | Sim | Sim |
Respostas abertas complexas (com fórmulas/expressões matemáticas) | Sim | Não | Não | Não / Sim | Sim | Não |
Respostas abertas complexas (com diagramas, fórmulas químicas, gráficos ou imagens) | Sim (anexando ficheiro) | Não | Não | Não / Sim | Sim | Não |
Questões cujo enunciado contêm fórmulas/expressões matemáticas | Sim | Sim | Importação de exercícios .xml | Sim / Sim | Sim | Sim |
Questões cujo enunciado contêm diagramas, fórmulas químicas, gráficos ou imagens | Sim | Sim | Importação de exercícios .xml | Sim / Sim | Sim | Sim |
Correção automática de escolha múltipla | Sim | Sim | Sim | Sim (não aconselhavel) / Não | Não | Sim |
Correção automática das questões de resposta aberta numérica | Sim | Não | Sim | Sim (não aconselhavel) / Não | Não | Não |
Distribuição aleatória das questões a apresentar aos alunos | Sim | Sim | Sim | Sim / Não | Não | Não |
Atribuição de exercícios individualizados (uso de bancos de questões) | Sim | auto-avaliação pelo aluno | Sim | Não /Não | Não | Sim |
Geração automática de versões de questões (com base em combinações de parâmetros) | Sim | Não | Não | Não /Não | Não | Não |
Atribuição de versões diferentes do enunciado a alunos diferentes | Sim | Não | Sim | Sim / Sim | Não | Não |