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Planeamento

A duração máxima das provas de avaliação é de 2.5 horas. Adicione ao tempo de prova um período de tempo adicional: 15 a 30 min antes para permitir aos estudantes o acesso/autenticação à plataforma onde vai ser realizada prova e 15 a 30 min no final para permitir a submissão das respostas (que pode ser ajustado à duração da prova).

Deverá ser concedido tempo adicional aos estudantes com necessidades educativas especiais. Tenha especial atenção com o fuso horário da prova para os estudantes estrangeiros inscritos na UC.

As regras e procedimentos para a realização da prova online deverão estar bem definidos e publicados na página da UC no Fénix (num mínimo de 10 dias antes da realização da prova). Deve-se incluir a plataforma a utilizar, os recursos necessários, nomeadamente máquina de calcular, webcam, microfone, material de consulta, etc.

Caso um aluno não disponha de condições para realizar a avaliação de acordo com os requisitos da UC, poderá solicitar excecionalmente a realização da prova nas instalações do Técnico (disponibilização de espaço e de banda larga), garantindo-se as devidas condições de segurança recomendadas pela DGS.  Os serviços do Técnico procurarão responder com a maior brevidade possível de modo a confirmar a possibilidade de satisfazer o pedido.
Para este efeito, o aluno deverá enviar um email com um mínimo de 7 dias de antecedência relativamente à data da prova, preencher o formulário e enviar para cp.exames@tecnico.ulisboa.pt.

No caso de não ser possível assegurar a realização da prova nas instalações do Técnico (em particular, por não ser possível assegurar os requisitos da UC) o aluno deverá contactar o docente, que deverá assegurar a realização da avaliação através de um método alternativo de avaliação (por exemplo, uma avaliação oral).

Aconselha-se a realização de uma prova teste (que não conta para avaliação) uma a duas semanas antes para permitir identificar eventuais dificuldades que possam acontecer durante a prova (acesso, submissão, etc), permitindo deste modo corrigir e/ou minimizar estas situações.

A possibilidade de inscrição antecipada na prova para facilitar o planeamento da mesma.

Aquando da publicação das classificações aconselha-se a disponibilização da solução de uma prova tipo ao estudante, ou em alternativa ser explicado o modo como a prova foi corrigida.

Procedimento

  • Em UC lecionadas por uma equipa docente, podem os docentes dividir a turma e criar sessões Zoom distintas (ex., os estudantes de A a L usam o link L1 do Zoom; os estudantes de M a Z usam o link L2).
  • Usar o chat do Zoom para tirar dúvidas – o chat permite interações privadas, i.e., docente-estudante (não escolher a opção “todos”). Não se aconselha a utilização de microfone por parte dos alunos, pois a utilização generalizada deste poderá destabilizar os outros colegas.
  • Aconselha-se a utilização da função Whiteboard  do Zoom para colocar a hora de início e fim da prova, bem alguma informação adicional que seja necessária aos alunos durante a prova.
  • Pedir aos estudantes para ligar a sua câmara, se o docente considerar necessário, podendo os alunos para o efeito usar os seus computadores ou smartphones. Em particular, este método permitirá fazer uma identificação dos estudantes no ínicio da prova. A manutenção das câmaras ligadas durante a prova pode ter implicações na qualidade das ligações à internet, nomeadamente quando está envolvido um número elevado de alunos.
  • A gravação da prova (escrita ou oral) dos alunos não pode ser realizada, de acordo com o documento Orientações sobre avaliação à distância nos estabelecimentos de ensino superior da Comissão Nacional de Protecção de Dados que indica no ponto 2: “… tem-se por desnecessária, ou pelo menos excessiva, a gravação de imagens e de som durante a prova (oral e, obviamente, escrita), cabendo ao responsável pelo tratamento adotar as medidas adequadas para impedir a gravação; tal justifica-se para prevenir a reutilização indevida das gravações.”, entende-se que o responsável pelo tratamento a adotar é o responsável da UC.
  • Caso o estudante tenha problemas técnicos durante a prova, deverá contactar o docente o mais breve possível (chat Zoom, email, telemóvel) identificando a situação, e enviar prova do acontecimento (fotografia, imagem, etc). Tenha em atenção que a velocidade de upload/download das plataformas está dependente da velocidade de acesso à Internet de cada utilizador. Há alunos que vivem em locais cujos acesso à Internet é ainda através de ligações por linha telefónica (ADSL), ou através de redes de telemóveis de gerações mais antigas. Neste sentido, recomendamos que os conteúdos que são disponibilizados aos alunos sejam otimizados para reduzir o seu tamanho. Desta forma os alunos demorarão menos tempo a descarregar os enunciados, e a carregar os ficheiros finais produzidos.
  • Em situações de falha de ligação dos alunos no Zoom durante a prova, o docente poderá confirmar posteriormente o relatório do Zoom e verificar o tempo de ausência. A relevância desta ausência poderá ser analisada em função da duração total da prova.
  • Se houver uma dúvida legítima da parte do docente da UC de que poderá ter ocorrido alguma irregularidade nas avaliações, poderá o docente, excepcionalmente, solicitar aos alunos envolvidos a realização de uma prova oral (com dois docentes). Caso o docente verifique existência de fraude, deverá seguir o procedimento das provas presenciais, anular a prova ao aluno (s) e reportar ao CP (cp@tecnico.ulisboa.pt) juntamente com a prova de fraude.
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