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Perguntas Frequentes – Docentes

FAQ 1 – Posso continuar a fazer exames no formato tradicional?

Sim. Pode publicar o pdf do exame na página da UC no Fenix à hora do exame ou enviar por email e pedir aos alunos para enviarem fotografias ou pdf (por exemplo com a App CamScan) das resoluções por email ou submeter no Fenix como se fosse um projecto.

Relembre os alunos para que enviem ficheiros com resolução média e que os mesmos sejam legíveis. Durante a realização da prova online devem os estudantes estar ligados em Zoom com o docente durante toda a duração da mesma. Ver secção Provas Semelhantes às Presenciais para mais informações.

FAQ 2 – Como evitar que os estudantes comuniquem entre si durante a prova e partilhem informação?

A existência de provas com versões diferenciadas desincentiva a troca de informação entre os alunos, ver a possibilidade de aleatoriedade nas ferramentas disponíveis.

Pode usar o Zoom durante a resolução da prova e pedir aos estudantes para ligarem a câmara, ver secção Planeamento da Avaliação.

Tal como sugerido nas Boas práticas – Avaliação, é importante neste tipo de provas dimensionar bem a duração da mesma, de forma a desincentivar a troca de informação, sob pena de não ter tempo de concluir a prova.

Se quiser ter a certeza de que os alunos não falam/copiam/consultam materiais não autorizados a única forma de o fazer será realizar a avaliação da UC por orais individuais a cada estudante, por videoconferência.

FAQ 3 – É necessário testar antes da prova?

É fortemente recomendado a realização de um teste formativo semelhante à prova de avaliação. Este teste permite aos estudantes experimentar a plataforma relativamente ao acesso, à forma de responder às questões, à forma de submissão, etc. Adicionalmente, permite aos docentes testar a plataforma e poder corrigir em tempo útil possíveis problemas associados à sua utilização em ambiente de prova.

Para mais informações ver seção Planeamento da Avaliação.

FAQ 4 – E se os alunos se queixarem que não conseguiram submeter a prova ou partes da prova?

É essencial pedir aos alunos, para no caso de haver falhas na plataforma, tirarem uma foto demonstrando o problema que estão a sofrer e enviar durante a prova incluindo o período específico para submissão. Ver seção Planeamento de avaliação e Código de Honra.

Tenha em atenção que a velocidade de upload/download das plataformas está dependente da velocidade de acesso à Internet de cada utilizador. Desde meados de Março de 2020 que têm existido muito mais problemas de congestão e de velocidade de acesso à Internet para clientes do operador de telecomunicações NOS, do que com outros operadores que já fornecem acessos de fibra óptica em muitos locais do País. Operadores como a Vodafone ou a MEO têm infraestruturas de rede muito mais modernas e com menos contenção de acesso.
Por outro lado, há alunos que vivem em locais cujo acesso à Internet é ainda realizado através de ligações por linha telefónica (ADSL), ou através de redes de telemóveis de gerações mais antigas.

Neste sentido, também recomendamos para que os conteúdos que são disponibilizados aos alunos sejam otimizados para reduzir o seu tamanho. Desta forma os alunos demorarão menos tempo a descarregar o enunciado. Por exemplo, se o conteúdo contiver imagens, os ficheiros de imagem preferencialmente não devem ultrapassar os 200~300 kB a menos que a dimensão e resolução do conteúdo a apresentar seja relevante.
Desta forma os ficheiros finais produzidos, usualmente em formatos de Word (.docx) ou PDF, terão dimensões mais reduzidas e o tempo de descarga será substancialmente menor para um aluno com um acesso de Internet muito mais lento.

FAQ 5 – Como proceder caso os alunos tenham falhas de ligação no Zoom durante a prova ou partes da prova?

É essencial pedir aos alunos, para no caso de haver falhas de ligação, tirarem uma foto demonstrando o problema que estão a sofrer e enviar durante a prova incluindo o período específico para submissão.

Em situações de falha de ligação dos alunos no Zoom durante a prova, o docente poderá confirmar posteriormente o relatório do Zoom e verificar o tempo total de ausência. A relevância desta ausência terá de ser analisada em função da duração total da prova.

Ver seção Planeamento de avaliação e Código de Honra.

FAQ 6 – É possível gravar as provas dos alunos no Zoom?

A gravação da prova (escrita ou oral) dos alunos não pode ser realizada, de acordo com o documento Orientações sobre avaliação à distância nos estabelecimentos de ensino superior da Comissão Nacional de Protecção de Dados que indica no ponto 2: “… tem-se por desnecessária, ou pelo menos excessiva, a gravação de imagens e de som durante a prova (oral e, obviamente, escrita), cabendo ao responsável pelo tratamento adotar as medidas adequadas para impedir a gravação; tal justifica-se para prevenir a reutilização indevida das gravações.”, entende-se que o responsável pelo tratamento a adotar é o responsável da UC.

FAQ 7- Como se fazem as revisões de prova?

A revisão de prova deve ser feita numa sessão de Zoom, utilizando a funcionalidade de sala de espera (Waiting Room) para os estudantes que não estão a rever a sua prova no momento. Ver recomendações na seção Revisão de provas.

FAQ 8 – Como fazer para gravar as minhas aulas?

As recomendações para gravação de aulas e armazenamento das mesmas estão disponíveis na seção Gravação de Aulas e tem informação adicional no site de Aulas por Videoconferência.

FAQ 9 – Como ativar a minha conta Google Suite?

As instruções para activar a sua conta Google Suite estão disponíveis em site da DSI. Em seguida para associar a sua UC ao Google Classroom siga os passos apresentados na secção como fazer na área do Google Classroom.

FAQ 10 – Como proceder caso o docente verifique a existência de irregularidades numa prova?

Se houver uma dúvida legítima da parte do docente da UC de que poderá ter ocorrido alguma irregularidade nas avaliações, poderá o docente, excepcionalmente, solicitar aos alunos envolvidos a realização de uma prova oral (com dois docentes). Caso o docente verifique existência de fraude, deverá seguir o procedimento das provas presenciais, anular a prova ao aluno (s) e reportar ao CP (cp@tecnico.ulisboa.pt) juntamente com a prova de fraude.

 

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